Fichamento 1


Fichamento 1

 

Valente, José Armando, NIED-UNICAMP / PUC-SP, Almeida, Fernando José, PUC-SP. VISÃO ANALÍTICA DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO NO BRASIL: a questão da formação do professor.    http://www.geogebra.im-uff.mat.br/biblioteca/valente.html


Resumo:

Os autores mostram as influências que outros países tiveram no desenvolvimento da informática brasileira, e como principal são apontados os Estados Unidos e a França com suas principais características na utilização dessa ferramenta em aula. As bases para se obter a informática no Brasil e algumas diferenças em relação aos outros países, a formação do professor em informática na educação, a evolução dos computadores no Brasil e as implicações na formação de professores.

2) Citações principais do texto:

“A posição que defendemos é que, além da falta de verbas existiram outros fatores responsáveis pela escassa penetração da Informática na Educação. A preparação inadequada de professores, em vista dos objetivos de mudança pedagógica propostos pelo "Programa Brasileiro de Informática em Educação" (Andrade, 1993; Andrade & Lima, 1993)”.

“Segundo Ahl (1977), a tecnologia existente nas escolas americanas era a do giz e quadro-negro.”

“A linguagem Logo foi desenvolvida em 1967 tendo como base a teoria de Piaget e algumas idéias da Inteligência Artificial (Papert, 1980). Inicialmente essa linguagem foi implementada em computadores de médio e grande porte (PDP 11 e PDP 10, respectivamente), fato que fez com que, até o surgimento dos microcomputadores, o uso do Logo ficasse restrito às universidades e laboratórios de pesquisa (...). Hoje sabemos que o papel do professor no ambiente Logo é fundamental, que o preparo do professor não é trivial não acontecendo do dia para a noite (Valente, 1996).”
“Nas escolas de 1° e 2° graus o computador é amplamente empregado para ensinar conceitos de informática ou para "automação da instrução" através de software educacionais tipo tutoriais, exercício-e-prática, simulação simples, jogos, livros animados. Os resultados desse tipo de uso têm sido questionados em termos do custo e dos benefícios educacionais alcançados (Johnson, 1996).

“Em relação à aculturação e à aprendizagem através da informática, os resultados positivos que se puderam verificar na França frequentemente não foram previstos e a "hipótese de uma homogeneização do sucesso pela mediação tecnológica não é jamais verificada" (Linard, 1990, pág.).”


3) Comentários(parecer e crítica):

De acordo com os autores e ainda com base em algumas experiências pessoais, fica claro que há uma divisão entre as representações sociais a respeito da homossexualidade, uma vez que a mesma pode ser encarada de inúmeras formas tanto para os próprios homossexuais, quanto para a sociedade em geral.

As bases para a informática no Brasil trazem três diferenças em relação aos outros países citados, a primeira delas é a descentralização das políticas, a segunda envolve a fundamentação das políticas e as propostas pedagógicas da informática na educação e a terceira aponta a proposta pedagógica e o papel que o computador deve desempenhar no processo educacional. Essa questão causa dúvidas, pois, a educação está voltada no processo de transmissão de conhecimentos, na aprendizagem de uma maneira mais tradicional onde o professor é o centro do saber, e com o computador os alunos podem aprender, mas de uma maneira diferente, onde o objetivo seria de facilitar esse processo de aprendizagem. Mas, como é citado no texto “a promoção dessas mudanças pedagógicas não depende simplesmente da instalação dos computadores nas escolas. É necessário repensar a questão da dimensão do espaço e do tempo da escola.” Não é apenas acrescentar computadores nas escolas e fazer com que os alunos mexam, é fazer com que a aprendizagem seja diferente tanto para alunos quanto para professores.
Outro ponto destacado no texto é a formação de professores na informática, a especialização desses profissionais é muito importante para um bom desempenho no local de trabalho, mas o texto fala sobre o curso FORMAR, e mostra seus aspectos negativos. A localização foi um dos pontos, é importante para despertar o interesse desse profissional que seja num ambiente acessível, outro ponto foi o regresso ao local de trabalho, não adianta se formar em algo que não poderá se encaixar com os projetos a serem realizados.

4)Questionamentos (questões levantadas e dúvidas):

As dificuldades que envolvem a formação do professor na informática para ser utilizada na educação brasileira não é apenas a falta de cursos disponíveis para essa área, os obstáculos estão também na manutenção das escolas a serem trabalhadas, no fornecimento de materiais essenciais nesse tipo de ensino. Então como um profissional pode desenvolver um trabalho onde os recursos básicos não são fornecidos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário