Fichamento 1
Valente,
José Armando, NIED-UNICAMP / PUC-SP, Almeida,
Fernando José, PUC-SP. VISÃO ANALÍTICA DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO NO BRASIL: a
questão da formação do professor. http://www.geogebra.im-uff.mat.br/biblioteca/valente.html
Resumo:
Os autores mostram as influências que
outros países tiveram no desenvolvimento da informática brasileira, e como
principal são apontados os Estados Unidos e a França com suas principais
características na utilização dessa ferramenta em aula. As bases para se obter
a informática no Brasil e algumas diferenças em relação aos outros países, a
formação do professor em informática na educação, a evolução dos computadores
no Brasil e as implicações na formação de professores.
2)
Citações principais do texto:
“A posição que defendemos é
que, além da falta de verbas existiram outros fatores responsáveis pela escassa
penetração da Informática na Educação. A preparação inadequada de professores,
em vista dos objetivos de mudança pedagógica propostos pelo "Programa
Brasileiro de Informática em Educação" (Andrade, 1993; Andrade & Lima,
1993)”.
“Segundo Ahl (1977), a
tecnologia existente nas escolas americanas era a do giz e quadro-negro.”
“A linguagem Logo foi desenvolvida em
1967 tendo como base a teoria de Piaget e algumas idéias da Inteligência
Artificial (Papert, 1980). Inicialmente essa linguagem foi implementada em
computadores de médio e grande porte (PDP 11 e PDP 10, respectivamente), fato
que fez com que, até o surgimento dos microcomputadores, o uso do Logo ficasse
restrito às universidades e laboratórios de pesquisa (...).
Hoje sabemos que o papel do professor no ambiente Logo é
fundamental, que o preparo do professor não é trivial não acontecendo do dia
para a noite (Valente, 1996).”
“Nas escolas de 1° e 2°
graus o computador é amplamente empregado para ensinar conceitos de informática
ou para "automação da instrução" através de software educacionais
tipo tutoriais, exercício-e-prática, simulação simples, jogos, livros animados.
Os resultados desse tipo de uso têm sido questionados em termos do custo e dos
benefícios educacionais alcançados (Johnson, 1996).”
“Em relação à aculturação e
à aprendizagem através da informática, os resultados positivos que se puderam
verificar na França frequentemente não foram previstos e a "hipótese de
uma homogeneização do sucesso pela mediação tecnológica não é jamais verificada"
(Linard, 1990, pág.).”
3)
Comentários(parecer e crítica):
De acordo com os autores e ainda com
base em algumas experiências pessoais, fica claro que há uma divisão entre as
representações sociais a respeito da homossexualidade, uma vez que a mesma pode
ser encarada de inúmeras formas tanto para os próprios homossexuais, quanto
para a sociedade em geral.
As bases para a informática no Brasil
trazem três diferenças em relação aos outros países citados, a primeira delas é
a descentralização das políticas, a segunda envolve a fundamentação das
políticas e as propostas pedagógicas da informática na educação e a terceira
aponta a proposta pedagógica e o papel que o computador deve desempenhar no
processo educacional. Essa questão causa dúvidas, pois, a educação está voltada
no processo de transmissão de conhecimentos, na aprendizagem de uma maneira
mais tradicional onde o professor é o centro do saber, e com o computador os
alunos podem aprender, mas de uma maneira diferente, onde o objetivo seria de
facilitar esse processo de aprendizagem. Mas, como é citado no texto “a promoção dessas mudanças pedagógicas não depende
simplesmente da instalação dos computadores nas escolas. É necessário repensar a
questão da dimensão do espaço e do tempo da escola.” Não é apenas
acrescentar computadores nas escolas e fazer com que os alunos mexam, é fazer
com que a aprendizagem seja diferente tanto para alunos quanto para
professores.
Outro ponto destacado no texto é a
formação de professores na informática, a especialização desses profissionais é
muito importante para um bom desempenho no local de trabalho, mas o texto fala
sobre o curso FORMAR, e mostra seus aspectos negativos. A localização foi um
dos pontos, é importante para despertar o interesse desse profissional que seja
num ambiente acessível, outro ponto foi o regresso ao local de trabalho, não
adianta se formar em algo que não poderá se encaixar com os projetos a serem
realizados.
4)Questionamentos
(questões levantadas e dúvidas):
As
dificuldades que envolvem a formação do professor na informática para ser
utilizada na educação brasileira não é apenas a falta de cursos disponíveis
para essa área, os obstáculos estão também na manutenção das escolas a serem
trabalhadas, no fornecimento de materiais essenciais nesse tipo de ensino.
Então como um profissional pode desenvolver um trabalho onde os recursos
básicos não são fornecidos?
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